Quanto tempo você investe em planejamento?
Quando vejo o clássico PDCA (plan, do, check, act) ainda percebo um esforço grande no “D” e “A”, médio no “C” e pequeno no “P”.
Muitas vezes, já cai na tentação de fazer “do & act” como uma única etapa. Deu certo? Algumas vezes sim, e muitas outras não.
Planejamento, definição de escopo e implementação deveriam ser a maior parte. Aqui se estrutura e organiza o que será realizado e quem é o dono de cada atividade. A fase do “Do” é uma etapa de protótipo. O maior benefício aqui é errar rápido para ajustar de forma imediata. Na etapa “Check” valida-se o que foi feito, e então o “Act” entra em implementação.
As etapas “Plan” e “Act” são as maiores por ser a direção de onde chegar. “Do” e “Check” é a validação se está na direção adequada.
Quando você precisa toma uma decisão de mudança pessoal e profissional, como é o seu PDCAl (mesmo que) Inconsciente?
Quando você decide lançar um novo produto, ou implementar uma nova forma de pagamento (coisas do cotidiano de empreendedores), como é o seu PDCA?
A história que empreendedor troca pneu com carro em movimento é romantizado e atrapalha o seu desenvolvimento, e por isso muitos fracassam.
A única verdade é que você precisará de muito treino no PDC e só depois disso terá sucesso no A.