Precisamos parar com a ideia tola de cliente interno!
Se você tem um negócio, ou se trabalha em uma empresa, que insiste em dizer que todo departamento tem uma função e uma entrega e por fornecer um serviço a alguém… existe um cliente interno.
Precisamos parar urgente com essa ideia. Dizer cliente interno é como se a empresa trabalhasse para ela própria em um sistema que não existe fora.
Quero trazer o convite de ao invés de olhar para o seu cliente interno, passe a pensar simplesmente ao cliente. A empresa que não tem o foco de todos os departamentos pensando e vivendo no cliente usuário do produto ou serviço esta fadada a sofrer nos tempos atuais.
Em um mercado que cada vez mais ouvimos o termo Experiência do Cliente, pensar no cliente interno não possui aderência nenhuma.
Imagine se todos os departamentos da empresa, simplesmente, tivessem por missão elevar a Experiência do Cliente ao nível máximo… certamente muitas burocratizações e rivalidades seriam destruídas.
Se tiver na dúvida, foque na experiência de seu cliente! Isso não tem ligação nenhuma em descumprir regras ou desvincular de seu posicionamento de mercado.
Afinal, o dever de ter o foco no cliente é tão essencial como ter clareza de qual é o tipo de cliente você deseja atender.