E SE VOCÊ USAR O MVP EM SUA VIDA?

05 de Janeiro

Quando se joga uma pedra no lago, formam-se círculos concêntricos que reverberam e formam outros círculos maiores. Entretanto, tudo começou em um pequeno ponto de contato da pedra com o lago que amplificou até círculos maiores.

A mudança verdadeira vem deste pequeno ponto. E assim compreendemos que o primeiro passo não necessita ser grande, mas deve ser central.

Nos negócios essa ideia é chamada de MVP, minimum viable product, onde se enxuga a um protótipo de produto final para validar a sua viabilidade. Ou seja, a pedra no lago formando o primeiro círculo.

Desta primeira onda, observa-se os pontos de melhorias, realiza-se os ajustes, verifica se o produto tem aderência suficiente para curar a dor existente, e planeja-se a fase de lançamento. Observe, que muitas vezes o lançamento ainda é um evento pequeno e muitas vezes restrito a um público seleto. Faz sentido?

O mesmo conceito pode ser utilizado para novos hábitos. Me recordo que algumas vezes, ao querer um novo comportamento fazia uma lista de tudo que era necessário. Sabe qual era o resultado? Ou investia errado, ou (na maior parte das vezes) nem começava pela quantidade necessária de recursos no mundo ideal.

Ao me lembrar do exemplo da pedra no lago mudei a forma de desenvolver novos comportamentos. Sempre busco entender qual é o mínimo necessário para iniciar e validar a ideia do novo hábito. Depois, busco a reflexão do que é preciso para amplificar. Sabe aquela mudança que tanto deseja? Qual é o mínimo necessário para torná-la realidade e parar de adiar?

Publicado por Fernando dos Reis

Liderança Pessoal, Atitudes Vencedoras e Reconexão

%d blogueiros gostam disto: