AJUSTE DE ROTA

09 de Janeiro

Você já ouviu diversas vezes sobre a importância de saber onde quer chegar. Então cria-se um plano, coloca-se um nível de detalhamento extremo e agora está pronto para as novas conquistas. Correto? O mesmo acontece com planejamento semanal, os compromissos são milimetricamente agendados, e a ocupação do tempo é máxima. Você fica até orgulhoso de sua agenda que criou, mas no primeiro imprevisto tudo se perde. Isso já aconteceu contigo?

A verdade é que planejar é importante, saber onde quer chegar é importantíssimo. Nada disso é válido se você não souber ajustar a rota em movimento. A maior habilidade de quem sabe planejar é o replanejamento conforme existe a necessidade.

Muitos profissionais se perdem justamente neste ponto pois deixam de planejar por ter a convicção de que isso não é válido, afinal será preciso reprogramar de toda forma. Na prática percebemos que encontramos o extremo. Ou não se programa nada, e vai fazendo conforme surge o que precisa, ou simplesmente não flexibiliza um milímetro e transforma o processo extremamente engessado.

O grande desafio está em saber o que, e quando flexibilizar, pois o objetivo é o resultado final e não o meio. Eu me convenço que planejar é uma habilidade de prever melhores caminhos e recursos para alcançar um grande objetivo. A importância do replanejar é essencial, pois os recursos e demandas reais e totais só se conhecem na caminhada, e não na largada. Saiba onde deseja chegar, e ajuste a rota conforme necessidade das ocorrências do caminho.

Publicado por Fernando dos Reis

Liderança Pessoal, Atitudes Vencedoras e Reconexão

%d blogueiros gostam disto: