Se o primeiro pensamento que veio a sua mente foi: “Nem tudo depende de mim”, eu preciso que ao mesmo tempo você está certo e errado.
Você está muito correto em compreender que nem tudo depende de você. Afinal são tantas interferências e variáveis que beira a insanidade pensar que tudo é sua responsabilidade. Parabéns por sua assertividade.
Infelizmente também está errado ao pensar assim. Mesmo que nem tudo que acontece é sua responsabilidade, isso não está diretamente ligado ao resultado. Assim, pensar que o seu desempenho não está em seu controle é um grande erro.
O ponto crucial desse conflito é compreender que os seus resultados estão aproximadamente relacionado a 10% do que acontece. Os outros 90% são reflexo de como você responde as situações e circunstâncias.
O seu comportamento, a sua resposta depende exclusivamente de você, e ela é responsável por grande parte do seu resultado.
Essa proporção vale para sua vida profissional, e todas as outras. Ao pensar em carreira é correto dizer que o seu momento atual é exatamente a sua responsabilidade. Mesmo com ocorrências internas, onde você está reflete muito mais como reagiu às circunstâncias do que qualquer outra coisa.
Eu sei que esse despertar pode gerar incômodo. E por isso precisamos separar onde você deseja estar, e o local que realmente se encontra.
Provavelmente, todos desejam estar em um ponto melhor, mais confortável e rentável da carreira. Isso é o que você deseja.
O fato é que como se comportou e reagiu às ocorrências marcaram o seu local. O ponto positivo disso é que o seu momento profissional só define onde está e não quem você é.
Independente do seu sucesso profissional, eu te afirmo que você pode mais. Sempre tem espaço para melhorar, mas junto existe uma pergunta: “Você quer pagar o preço?”.
No fim do dia, você pode ir bem mais longe. Talvez só precise responder diferente ao que acontece diariamente contigo. Simples assim, e sabemos como é desafiador.
Se estiver disposto em pagar o preço, e mudar o que te impede de voar mais alto, deixe te fazer um convite: “Vamos conversar?”
___________________________________________________

Fernando dos Reis é gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos. Como Terapeuta de Líderes, Executivos e Empreendedores, desenvolve pessoas rumo a Alta Performance Profissional através da melhoria continua da Gestão e Liderança. Possui Mestrado, MBA, Mastercoach, e formação como Terapeuta de Relações Humanas e Empresarial.
Acompanhe nossas redes: