Feedback é uma ferramenta, desde…

Feedback é uma poderosa ferramenta de gestão. Observa-se ambientes de confiança possuem a cultura do feedback de maneira natural e constante. Apesar que muitas pessoas entendem a importância, ainda é pouco utilizado ou mesmo empregado da maneira errada.

O objetivo deste breve texto não é falar como dar um feedback. Esse tema iremos abordar em outro momento. Em minha opinião, o passo mais importante nesta caminhada é compreender o que não é feedback.

O uso de formas disfarçadas como se fossem feedbacks corrobora com vários equívocos deste tema. Por isso, listo os cinco maiores equívocos sobre feedback.

Feedback não é opinião. Não se trata do seu pensamento do que é melhor, e sim da reflexão de comportamentos e atitudes esperados versus os acontecidos.

Feedback não é crítica construtiva. Talvez essa é o maior equívoco construído. A verdade é que a crítica construtiva não se passa de uma forma polida de crítica. E se ao invés de criticar você sugerir caminhos possíveis para alcançar o resultado?

Feedback não é bronca. O que estamos discutindo é sempre como melhorar o resultado e ajustar comportamentos e atitudes. Não é sobre erros, e sim como acertar.

Feedback não é pessoal. Eu acredito que ninguém acorda com o desejo de errar ou ter um mal resultado. A conversa de feedback é sobre resultados, comportamentos e atitudes esperadas versus as alcançadas. Não é sobre a pessoa, percebe a diferença?

Feedback não é depois, e provavelmente também não é de imediato. O tempo entre o resultado é o feedback é essencial ao sucesso. Não deve ser tão próximo ao ocorrido enquanto as emoções estão afloraras, muito menos após dias terem passado e gerado um breve esfriamento da relevância do fato.

Dar e receber feedbacks é essencial ao bom andamento das execuções em equipe, bem como ponto central de fortalecimento do seu círculo de confiança pessoal.

Então, como você lida com feedback? O que você já fez e descobriu que não era a melhor maneira de realizar?

___________________________________________________

Fernando dos Reis é gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos. Como Terapeuta de Líderes, Executivos e Empreendedores, desenvolve pessoas rumo a Alta Performance Profissional através da melhoria continua da Gestão e Liderança. Possui Mestrado, MBA, Mastercoach, e formação como Terapeuta de Relações Humanas e Empresarial.

Acompanhe nossas redes:

Publicado por Fernando dos Reis

Liderança Pessoal, Atitudes Vencedoras e Reconexão

Deixe uma resposta

%d