Como você define o que é ser líder?

Esse é um questionamento que encontraremos vários significados. Várias definições serão defendidas, e muitas com alto grau de convencimento. Certamente você encontrará manuais prontos que te ensina os dez passos milagrosos de como ser um excelente líder.

Abílio Diniz fala algo sobre gestão que ao meu ver define a liderança. Assim, ser líder é simples. Entretanto não se iluda achando que é fácil.

O papel de um bom líder é muito simples. Ele só precisa cuidar dos resultados e do seu time. Percebe que é uma definição muito próxima daquela falada no vídeo acima?

Por um lado temos os processos. Existe uma linguagem própria, padrões, métodos e formas. Aqui a racionalidade impera, as definições são lógicas e busca-se a previsibilidade. O desejo da zona de conforto é criar padrões com repetitividade. Afinal, se fizer igual o resultado será o mesmo.

Esse é o motivo que empresas pedem aos fornecedores qualificação em normas de qualidade. Também é a razão que instituições financeiras estimulam a aplicação dos conceitos de ESG. Objetivo: aumento da previsibilidade e mitigação de riscos.

Em outro extremo encontramos o pilar pessoas. Aqui reina a criatividade, resiliência, empatia e as paixões. Um exemplo são os valores aflorados por seu ideal de mundo capaz de gerar grandes movimentos. Então, aos que acreditam em meio de sustentabilidade e meio ambiente irão levantar essa bandeira de mundo ideal. Outros que desejam maior equidade buscarão meios de proporcionar a todos as mesmas oportunidades. Pessoas e paixões começam com P sem ser ao acaso.

Mundos distintos e muitas vezes em extremos distantes. Um lado buscando o previsível e menor risco, o outro as paixões e surpresas de superação. Um eterno debate e diálogo sobre resultados e pessoas, o que vem primeiro?

Nisso surge o líder. Esse papel assume a simples função de agregar pessoas e processos eliminando muros e criando pontes. Ao meu ver, a única e verdadeira função do líder está em sua capacidade de unir processos e pessoas em sintonia e harmonia.

Não comece algo que irá gerar uma grande mudança de processos e culturas sem um excelente líder. Afinal, quem unirá o interesse dos dois polos (processos e pessoas)?

___________________________________________________

Fernando dos Reis é gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos. Como Terapeuta de Líderes, Executivos e Empreendedores, desenvolve pessoas rumo a Alta Performance Profissional através da melhoria continua da Gestão e Liderança. Possui Mestrado, MBA, Mastercoach, e formação como Terapeuta de Relações Humanas e Empresarial.

Acompanhe nossas redes:

Publicado por Fernando dos Reis

Liderança Pessoal, Atitudes Vencedoras e Reconexão

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: