A principal falha da liderança

O papel da liderança foi discutido inúmeras vezes em nosso pilar. Já discutimos o que define um líder, em outro momento falamos sobre a influência da liderança com inovações, e também o quanto novas demandas está associado diretamente com o líder.

As competências técnicas e sócio comportamentais podem ser listadas para o que definimos como padrão a um bom líder, entretanto uma habilidade é raríssima encontrarmos como fator chave de sucesso.

Esta raridade é a grande responsável de dificultar aprovações de projetos e mudança de cultura. Se você ficar atento a esse detalhe, na próxima vez que estiver a frente de uma mudança será muito mais simples.

Imagine um projeto que você teve dificuldade em aprovar? Ou ainda, a mudança de cultura necessária que enfrentou muita resistência? Todos temos, tivemos, e vamos ter essa ocorrência em nossa jornada. Agora que imaginou isso, com sinceridade me responda qual foi a maior dificuldade responsável por essa barreira?

Talvez a resposta será que houve falha de comunicação. Esse é um nível comum de justificativa, mas infelizmente muito pobre por se limitar em uma barreira super confortável. A falha de comunicação é um problema que acontece quando os colaboradores não conseguem criar um fluxo de troca de informações claro e eficiente dentro de uma empresa. Dessa forma, uma instrução importante para um projeto deixa de ser repassada por esquecimento ou pelo uso ineficiente das ferramentas internas.

Esse é o motivo que justifica a falha, e por ser muito comum, a análise para de forma superficial. Entretanto, nós vamos fazer mergulhos mais profundos. Qual é o motivo da comunicação ser um dos maiores pontos de falha (e com ocorrência repetidamente observada)?

Como líder, você precisa se conscientizar que idéias, projetos, promoções, enfim tudo é relacionado ao seu poder de venda e persuasão. Talvez você esteja neste momento indignado, pois chegamos a uma habilidade que você não tenha (e talvez possua um pouco de preconceito).

Ao preparar vendedores eu gosto de reforçar um ponto muito óbvio: “O cliente não esta nem ai para o que você quer vender. Ele irá comprar por seus motivos e para resolver os seus problemas”. Sejamos francos, quando você compra algo é pensando em como resolver o seu problema, ou a sua dor, e provavelmente nem passa na cabeça o ato de caridade em contribuir com a comissão do vendedor. Se você respondeu que pensa, então reflita novamente e perceberá que as vezes que fez isso era relacionado a coisas com valores irrisórios.

Esse é o choque de realidade que você precisa levar como líder. Ninguém está preocupado com a sua nova metodologia, ou normativas como ISO, OSHA, ESG, entre tantas outras siglas que compõem um sopa de letrinha. Quem tem o poder de aprovação só irá defender essas bandeiras, caso os seus problemas sejam resolvidos com o uso delas.

Isso irá reduzir custo? Isso irá possibilitar captar crédito mais barato? Isso irá fazer vender mais e melhor? Antes de pensar na paixão ideológica da inovação das normativas e metodologias, reflita quais são os benefícios reais e palpáveis para quem aprova. Essa é supostamente a causa raiz do problema da comunicação que muitos líderes enfrentam, e nem percebem.

A falha da comunicação do líder para aprovar novos projetos não está associado com a falta de clareza da escrita ou fala, mas sim com a falta de conexão dos benefícios e vantagens de interesse ao decisor. No fim do dia, não se trata de quanto o seu projeto, ou novo processo, ou norma é fantástico e apaixonante, mas sim de como você conseguirá comunicá-la na linguagem e nos indicadores que importam à quem decide.

Sinceramente, talvez você já tenha feito muito discurso de ISO, OSHA, ESG, ou mesmo outras normas sem o sucesso. Com ainda mais consciência responda: “Quantas vezes você estudou e colocou as vantagens e benefícios da sua ideia na visão de quem aprova?” Isso é papel de líder, e é muito simples. Entretanto, não confunda simples com fácil.

Faz sentido para você?

___________________________________________________

Fernando dos Reis é gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos. Como Terapeuta de Líderes, Executivos e Empreendedores, desenvolve pessoas rumo a Alta Performance Profissional através da melhoria continua da Gestão e Liderança. Possui Mestrado, MBA, Mastercoach, e formação como Terapeuta de Relações Humanas e Empresarial.

Acompanhe nossas redes:

Publicado por Fernando dos Reis

Liderança Pessoal, Atitudes Vencedoras e Reconexão

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: